Desde o início da semana, o tempo instável e chuvoso, combinado a presença de uma massa de ar frio, têm mantido as temperaturas baixas em todas as regiões de Santa Carina, com valores não passando muito de 15°C. Este comportamento permanece em SC, pelo menos até o final de semana. Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 12 e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.
Confira o alerta da Defesa Civil
Atualização: Atenção Meteorológica SDC/SC 11/07 11:35 – O frio se mantém intenso até o final da semana em SC
Elaborado em: 11/07/2024 às 11:35 – N° 124/2024
Meteorologista: Francine Sacco
Desde o início da semana, o tempo instável e chuvoso combinado a presença de uma massa de ar frio, têm mantido as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando muito de 15°C. Este comportamento permanece em SC, pelo menos até o final de semana. Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 12 e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo. Desta forma, o risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.
É importante destacar que o frio intenso traz riscos para a saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, mas a atenção deve ser redobrada com aquelas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de cuidar dos animais domésticos.
A Defesa Civil recomenda:
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados;
- Mantenha a higiene das mãos.
- Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias.