Concórdia – Embora não seja a época do ano mais favorável para a transmissão de vírus causadores de doenças respiratórias, caso do inverno, a Secretaria de Saúde de Concórdia alerta a população para o aumento de casos, especialmente da Covid-19. São 37 casos ativos, sendo 15 confirmados nas últimas 24 horas.
Apesar dos sintomas mais leves, é importante fazer o diagnóstico e o acompanhamento do paciente para evitar a transmissão e também prevenir a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
As unidades de saúde prestam atendimento e o Posto de Retaguarda no bairro Guilherme Reich é referência para essas patologias. O Retaguarda atende das 8h às 11h e das 13h30 às 19h, durante a semana, e das 8h às 19h aos sábados, sendo uma alternativa de horário estendido aos pacientes.
A saúde orienta que o paciente com sintomas gripais faça a ingestão de líquidos; evite tocar olhos, nariz ou boca; mantenha os ambientes ventilados; lave as mãos com água e sabão ou use álcool gel; cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar. O uso de máscara também é recomendado para evitar transmissão.