- Marrocos, Portugal e Espanha sediarão a Copa do Mundo FIFA 2030™
- Três jogos de comemoração do centenário acontecerão na América do Sul
- Arábia Saudita será sede da Copa do Mundo da FIFA 2034™
Todas as 211 Associações-membros da Fifa se reuniram virtualmente em um Congresso Extraordinário da entidade, na última quarta-feira (11), no qual Espanha, Marrocos e Portugal foram nomeados como anfitriões da Copa do Mundo da FIFA 2030, com três partidas de comemoração do centenário do torneio a serem realizadas na Argentina, Paraguai e Uruguai (uma em cada país), enquanto a Arábia Saudita foi escolhida para sediar a Copa do Mundo da FIFA 2034.
A nomeação por aclamação dos anfitriões das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo da FIFA conclui um processo de licitação completo iniciado em outubro de 2023 após uma proposta unânime feita pelo Conselho da FIFA e instalada por todas as confederações, com vistas a fornecer harmonia e rotação entre as confederações em relação ao ciclo de organização do torneio. Discursando no Congresso Extraordinário da FIFA antes da designação dos respectivos anfitriões, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse:
“No mundo dividido de hoje, onde parece que ninguém mais consegue concordar em nada, ser capaz de concordar em algo assim é definitivamente uma mensagem incrível de unidade e otimismo. precisamos dessas mensagens hoje.”
Após a decisão sobre a nomeação dos anfitriões das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo da FIFA, o presidente Infantino acrescentou:
“A Copa do Mundo da FIFA é única, e é um acontecimento único também para uma mudança social de união porque esses torneios de 2030, uma festa, e 2034… eles são torneios para unir, não para dividir. São torneios, é claro, para debate e ação. Mas o mais importante é que hoje foi dia de unidade e celebração. “Sete países ganharam suas Copas do Mundo hoje. Parabéns ao Uruguai, Argentina, Paraguai, Marrocos, Portugal, Espanha e Arábia Saudita. Este é o seu dia. Então vocês devem comemorar e nós, é claro, comemoramos com vocês. “E vocês, como 211 Associações-membro da FIFA que eu posso ver em uma tela gigante na minha frente, vocês estão unindo o mundo. Vocês estão unindo o mundo de verdade, através do futebol, porque, é claro, o futebol é um mundo.”