Após cinco dias vertendo, a Barragem Sul, em Ituporanga, voltou a ser operada abaixo dos 100% de ocupação da estrutura nesta quarta-feira (22). Na parte da manhã, a Defesa Civil fez a abertura de três comportas, o que possibilitou a diminuição do nível da água.
A estrutura começou a verter na tarde de sexta-feira (17), devido ao alto volume de chuva que caiu sobre a região. Diversas cidades do Alto Vale se depararam com novas enchentes e prejuízos.
Com a operação de abertura, a estrutura está com quatro comportas abertas, uma comporta fechada e o canal extravasor fechado.
Na última leitura da Defesa Civil, às 19h20, a capacidade do reservatório da estrutura estava em 99,61%, com 30,96 m de água armazenada.
De acordo com o órgão, a operação de abertura gradual das comportas se deve a recessão acentuada dos níveis dos rios nos municípios de jusante ao barramento.
Barragem Oeste e Norte
A Barragem Oeste, em Taió, está operando com 88,11% da capacidade do reservatório ocupada e com 21,98 m de água armazenada. Atualmente, a estrutura está com todas as sete comportas abertas.
Já a Barragem Norte, em José Boiteux, está com 41,17% da capacidade do reservatório ocupada, com 29,20 m de água armazenada na estrutura. As duas comportas seguem fechadas.