Leonyce dos Santos Pereira, natural de Xavantina e atualmente residente em Xanxerê, enfrenta diariamente os desafios impostos pela retocolite ulcerativa grave, uma doença inflamatória intestinal. Aos 21 anos, após dar à luz sua filha Luíza, Leonice começou a vivenciar os sintomas que a levaram ao diagnóstico da condição.
Os sinais da doença, como a perda de cabelo, dores abdominais intensas, irregularidades no intestino com muita diarreia acompanhada de sangue e muco, levaram a uma série de exames para identificar a causa. O diagnóstico de retocolite ulcerativa grave trouxe consigo a necessidade de um tratamento contínuo.
Devido à intensidade dos sintomas, Leonyce teve que se afastar do trabalho, enfrentando idas frequentes ao banheiro, com mais de 30 a 40 episódios de diarreia por dia, incluindo presença constante de sangue.
A Doença Inflamatória Intestinal (DII),
É uma doença crônica que afetam o trato gastrintestinal. A retocolite ulcerativa afeta principalmente o cólon e o reto. A inflamação geralmente começa no reto e pode se estender continuamente ao longo do cólon.
Essa inflamação leva à formação de Úlceras que podem causar dor, sangramento e diarreia com muito sangue, esses são os sintomas que tenho, vou mais de 30x por dia no banheiro, diarreia, sangue e muita dor... cólicas abdominais, urgência para evacuar, perda de peso, fadiga e febre baixa
Complicações possíveis: A inflamação contínua e as úlceras podem levar a complicações, como megacólon tóxico, perfuração intestinal, anemia por perda de sangue e desidratação.
O tratamento visa reduzir a inflamação, aliviar os sintomas e manter a remissão da doença. O plano de tratamento pode incluir medicamentos, terapia anti-inflamatória, modificação da dieta e, em casos graves ou quando outros tratamentos falham, CIRURGIA para remover o cólon afetado.
No caso de Leonyce, já tentou mais de 5 tipos de tratamento, e inclusive está no último tratamento, que é feito por bomba de infusão, somente no hospital.
E, provavelmente passara por cirurgia para retirada do intestino, tendo em vista que todos os tratamentos possíveis já foram feitos e não teve êxito. O tratamento é bem complicado, e tem vários efeitos colaterais.
Sobre a alimentação, faz acompanhamento com nutricionista, gastrologista, proctologista... clínico geral... médico do postinho porque nem tudo consegue pagar. E pelo SUS consegue alguns exames, a maioria são exames específicos da doença custeados de forma particular.
Sobre a medicação, uma parte vem do SUS, outra precisa ser comprada.
Diante dos desafios financeiros, a família decidiu organizar uma rifa para arrecadar recursos para o tratamento, incluindo exames não cobertos pelo SUS. Sem plano de saúde, a situação torna-se ainda mais complexa.
A ação entre amigos realizada pela moradora possui 20 prêmios, onde cada número tem o valor de R$10,00. O sorteio será realizado no dia 06 de abril.
Os números podem ser obtidos presencialmente com a moradora, ou através do pix (49) 9880-54905 de Adenilson Pereira(marido),, enviando o comprovante para o número de Leonice, (49) 99941-2058.
Ou pode comprar números da Ação entre Amigos com:
Pais de Leonyce dos Santos
Na Anjos Della Pizza em Xanxerê