A Polícia Militar Ambiental, realizou a operação conjunta com a CIDASC, no interior do município de Xavantina, encontrando criação clandestina de animal exótico conhecido como "javaporco", espécime resultante da cruza entre suíno doméstico e a espécie exótica javali. Os trabalhos foram realizados na segunda-feira, 4.
O javali (sus scrofa) é uma espécie de porco selvagem nativo da Europa, Ásia e norte da África, tendo sido introduzido na América do Sul no início do século XX, onde se tornou uma espécie exótica invasora.
Neste ínterim, a Instrução Normativa nº 03/2013 do IBAMA, em seu artigo 1º, declara "a nocividade da espécie exótica invasora javali-europeu, de nome científico Sus Scrofa, em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento com o porco doméstico, doravante denominados javalis e regula o controle da espécie em todo o território nacional, proibindo a criação.
O responsável pelo imóvel rural possuía edificações precárias, onde cria os animais que introduziu sem parecer técnico nem mesmo autorização outorgada por autoridade competente, mantendo sob sua guarda e manutenção permanente os animais exóticos conhecidos por "javaporcos".
Diante dos fatos, o proprietário do imóvel foi responsabilizado criminal e administrativamente, bem como foi efetuada a apreensão dos animais da espécie exótica.