A chuva persistente e volumosa deve se manter no final de semana, com previsão de acumulados de 150mm até 250mm, segundo a Defesa Civil do Estado. Neste sábado (13), os períodos mais intensos serão durante a manhã. Desde a madrugada de sexta-feira dia (12) a chuva ganhou força em Santa Catarina, sobretudo no Litoral Sul onde foram registrados volumes acumulados próximos a 100mm.
Alerta da Defesa Civil
Nas áreas em laranja do mapa, são esperados volumes acumulados de 150mm a 200mm durante o dia, com pontuais em torno dos 250mm. Já nas áreas em amarelo, os volumes devem ficar entre 50mm e 75mm até o domingo (14), pontualmente podendo superar esses valores. O risco é alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas nas áreas em laranja do mapa e moderado nas áreas em amarelo.
A previsão é que os ventos ganhem força no litoral, favorecendo a agitação marítima. O risco é moderado para ocorrências como erosão costeira e riscos para atividades de pesca e navegação. São esperadas ondas de direção sul e leste entre 2m e 2,5m, com picos de até 3m em alto mar.
As temperaturas estarão mais altas do Meio-Oeste até o Extremo-Oeste, com máximas de 31°C. Nas demais regiões do Estado, porém, a ação da umidade e circulação marítima fará com que os termômetros estejam amenos, com mínimas de 17°C e máximas de 25°C.
A tendência indica que o tempo permaneça chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados em todas as regiões catarinenses.
Florianópolis em alerta para chuvas intensas
A capital catarinense está em alerta por conta da iminência de chuvas volumosas e persistentes ao longo do final de semana. De acordo com a Defesa Civil estadual, a previsão indica precipitação persistente que pode perdurar até domingo.
Com a previsão, a atenção deve ser redobrada nas áreas de encosta, que têm a possibilidade de ficar com o solo mais encharcado e também com as ruas alagadas. Se houver necessidade, a Prefeitura disponibilizará maquinários, como hidrojatos, caminhões e escavadeiras, circulando pelas ruas que, eventualmente, estejam com problemas de alagamento.
Além disso, as equipes da Secretaria de Assistência Social estarão preparadas para fornecer serviços de acolhimento para a população, se for necessário.
Recomendações para a população
Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Fique atento a inclinação de postes e árvores e movimentos de terra e rochas próximos a sua residência. Lembre-se de permanecer atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil.
Em casos de emergência, a população pode utilizar os seguintes contatos:
- 199: Defesa Civil
- 193: Corpo de Bombeiros
- 192: SAMU
- 153: Guarda Municipal
Com informações, NSC Total