O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta segunda-feira, dia 25, uma data especial dedicada a homenagear e conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Este ato simples tem o poder de salvar vidas, fazendo toda a diferença para pacientes em situações de emergência, tratamentos contínuos ou cirurgias complexas.
Os estoques de sangue frequentemente enfrentam períodos de baixa, especialmente em feriados e épocas festivas. Por meio dos hemocentros, as pessoas podem agendar suas doações, contribuindo para manter os níveis necessários de sangue.
Em Santa Catarina, o Hemosc disponibiliza um boletim diário com gráficos que utilizam um sistema de cores para indicar a situação dos estoques:
- Verde escuro: estoque adequado;
- Verde claro: estabilidade;
- Amarelo: estoque reduzido;
- Vermelho: nível crítico, demandando doações urgentes.
Nesta segunda-feira, por exemplo, os tipos sanguíneos O- e O+ estão em estado de alerta e necessitam de atenção por parte da população. Você pode acompanhar o gráfico através do site do Hemosc.
Em entrevista ao Oeste Mais, Onira Marolli, analista do setor de captação de doadores, destaca a importância desse gesto e esclarece dúvidas sobre o procedimento que, para muitos, parece ser complicado e difícil.
ASSISTA ABAIXO:
Para agendar doação de sangue de forma online, basta acessar o site do Hemosc ou entrar em contato pelos telefones dos hemocentros em Santa Catarina. Confira os números abaixo:
- CHAPECÓ
- Telefone para agendar doação de sangue: (49) 3700-6401 ou 6410
- JOAÇABA
- Telefone para agendar doação de sangue: (49) 3527-2219
- BLUMENAU
- Telefone para agendar doação de sangue: (47) 3222-9801
- FLORIANÓPOLIS
- Telefone para agendar doação de sangue: (48) 3251-9712 ou 9758
- JARAGUÁ DO SUL (Unidade de Coleta)
- Telefone para agendar doação de sangue: (47) 3055-0454
- LAGES
- Telefone para agendar doação de sangue: (49) 3289-7011