Final decidida! A França é a segunda finalista da Copa do Mundo do Catar. Nesta quarta-feira (14), no Estádio Al Bayt, os franceses venceram o Marrocos, por 2 a 0 e garantiram a vaga na final, que acontece no próximo domingo (18), no Estádio Lusail. A Argentina garantiu a vaga na grande decisão na última terça-feira (13), depois de golear a Croácia por 3 a 0.
O jogo
A França não deu nem tempo para o Marrocos respirar e logo aos 4’ marcou o primeiro gol. Mbappé recebeu na grande área e tentou o chute, mas a defesa marroquina conseguiu desviar. A bola então sobrou para o lateral esquerdo Théo Hernández que finalizou na saída do goleiro Bono e marcou o primeiro gol do jogo.
A resposta do Marrocos aconteceu aos 9’. Após uma tabela entre jogadores marroquinos, Ounahi finalizou para o gol e o goleiro da França Lloris fez uma linda defesa para evitar o empate da seleção africana.
Aos 16’, o centroavante Giroud quase marcou o gol. O atacante francês foi lançado e finalizou forte para o gol, mas a bola atingiu a trave do goleiro Bono. A última grande chance da primeira etapa aconteceu aos 43’. O meia marroquino Ziyech cobrou o escanteio e na sobra, o zagueiro El Yamig deu uma bicicleta, mas Lloris e a trave salvaram a França.
No segundo tempo de jogo, a Seleção de Marrocos teve mais a posse de bola, porém, a rápida equipe francesa apostava nos contra-ataques. Os marroquinos conseguiam chegar ao ataque, mas na hora da finalização, os franceses evitavam um perigo maior. Na metade da segunda etapa, a França conseguiu tomar o controle da partida e assustava o adversário em bolas paradas.
Em uma das decidas da França, aos 27′, Thuram tocou para Fofana, que finalizou para fora. No lance seguinte, Hamdallah conseguiu roubar a bola da defesa francesa, avançou, mas na hora de finalizar, desperdiçou a chance. Aos 32’, Mbappé recebeu a bola a bola, driblou dois marroquinos e finalizou para o gol, mas a bola desviou na defesa. Na sequência, a bola sobrou para Kolo Muani, que apenas empurrou para dentro do gol.
Nos minutos finais da partida, o Marrocos foi para cima da França, em busca de dois gols. Em uma grande chance, Ez Abde avançou e tentou tocar para o companheiro de seleção. A bola bateu na defesa da França e sobrou para Hamdallah que chutou para o gol, mas Koudé salvou a seleção europeia.
Títulos em Copas do Mundo
A final do próximo domingo colocará frente a frente duas seleções bicampeãs. De um lado, a Argentina, que venceu o torneio em 1978, quando jogou em casa e em 1986, no México, com um mundial iluminado de Diego Armando Maradona. Do outro a França, que também venceu o torneio quando atuou no próprio país, em 1998 e em 2018, na Rússia, com um grande conjunto comandado pelo técnico Didier Deschamps.
França na Copa
Bicampeã da Copa (1998 e 2018), a França chegou ao mundial do Catar com grande favoritismo. Na primeira fase, os franceses golearam a Austrália e venceram a Dinamarca. Na última rodada, com um time reserva, perderam para a Seleção da Tunísia. Nas oitavas de final, a França venceu a Polônia por 3 a 1 e nas quartas de final, em um jogo considerado por muitos como o melhor da competição até aqui, venceu a Inglaterra por 2 a 1.
A Argentina na Copa
Na fase de grupos, a Argentina caiu no Grupo C, ao lado de Arábia Saudita, Polônia e México. A Albiceleste perdeu para os árabes e venceu os mexicanos e poloneses. Nas oitavas de final, a Argentina venceu por 2 a 1 a Austrália e nas quartas de final passou pela Holanda nos pênaltis, após um empate de 2 a 2 no tempo normal e prorrogação.