Santa Catarina tem 26.509 desabrigados por consequência das chuvas que atingem o estado nas últimas semanas. Os dados são da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família. São 184 abrigos ativos atendendo as famílias que podem voltar para suas casas. Desde o dia 3 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar já atendeu 1.879 ocorrências ligadas às chuvas em 151 municípios.
Ao todo, 133 municípios estão em Situação de Emergência. Além disso, duas prefeituras declararam estado de calamidade pública: Taió e Rio do Sul, no Vale do Itajaí. Foram contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do estado.
A madrugada desta terça-feira, dia 17, foi marcada ainda por temporais em Santa Catarina, especialmente em áreas do Grande Oeste. Nas últimas horas foram registradas chuva forte, muitos raios, rajadas de vento severas (126 km/h em Alpestre e 100 km/h em Chapecó) e queda de granizo. Nas demais áreas, chuvas de fraca a moderada intensidade continuam sendo observadas.
Nas próximas horas, permanece o risco elevado para temporais no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. Essa condição, no entanto, também se estende para outras áreas do Centro-leste e Norte do estado. O risco é alto para ocorrências associadas às condições meteorológicas, especialmente nessas regiões.