Duas vitórias em dois confrontos levaram os brasileiros Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano, do tiro com arco, às oitavas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O número 1 do mundo eliminou adversários da Ucrânia e do Japão, enquanto a número 63 do feminino deixou para trás rivais de Eslovênia e Malásia. Com estes resultados, os dois igualam as melhores campanhas do Brasil nos jogos na modalidade.
No feminino, o melhor resultado até então era o nono lugar de Ane Marcelle, que parou nas oitavas na Rio 2016. Marcus iguala a própria marca, também uma nona colocação, alcançada na segunda participação olímpica, em Tóquio 2020.
Os dois atletas voltarão à competição na sexta-feira, dia 2, para a disputa das duplas mistas. Os adversários serão os mexicanos Alejandra Valencia e Pablo Acha Gonzalez. A disputa individual feminina continua no sábado, e a masculina, no domingo.
Resultados
Ana foi a 19ª colocada na fase classificatória, com um recorde pessoal de 660 pontos, muito acima da 63ª colocação que ocupa hoje no ranking. No primeiro do dia, a atleta saiu atrás da eslovena Zana Pintaric, mas virou para vencer por 6 a 2. Na segunda rodada, diante da malaia Syaqiera Mashayikh, Ana demonstrou frieza para reverter o cenário. Após perder por 4 a 2, conseguiu igualar em 5 a 5 e venceu na flecha única por 6 a 5.
Já Marcus D’Almeida testou um novo arco na fase eliminatória. Iniciou contra o ucraniano Mykhailo Usach atrás no placar, mas na sequência, conseguiu vencer por 6 a 2. Na segunda rodada, diante do japonês Fumiya Saito, Marcus só não venceu o terceiro set, em que ambos acertaram todas as três flechas no 10. O placar terminou 7 a 1 para o brasileiro.
Formato de disputa
Na etapa eliminatória cada atleta dispara três flechas por set. Quem somar mais pontos no set de acordo com a posição da flecha no alvo ganha dois pontos, e cada atleta ganha um em caso de empate. Quem chegar a seis pontos primeiro vence o confronto e avança na competição.