Verde Vale FM

Mundo

Missão do MAPA vai ao Japão tentar derrubar embargo a carne de frango de SC

Confira:

Missão do MAPA vai ao Japão tentar derrubar embargo a carne de frango de SC
Atual FM
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Brasil – O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, estará nessa semana em missão oficial na Ásia e tratará do embargo do Japão às carnes de frango de Santa Catarina depois do registro de um foco de gripe aviária em uma produção de fundo de quintal no Sul do Estado.

Conforme nota divulgada nas últimas horas pelo Governo Federal o governo do Brasil irá reforçar ao governo japonês as medida de segurança sanitária adotadas na produção brasileira e todos os cuidados que o País tem com a qualidade sanitária da produção industrial.

O Brasil é um dos únicos países que ainda se mantém com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves comerciais, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O controle da situação pandêmica tem sido possível graças a um sistema de defesa sanitária reconhecido internacionalmente.

Diante dos registros dos primeiros focos da doença em aves migratórias neste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de maio.

No entanto, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária. Isso porque a ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o país.

Mesmo sem a ocorrência de casos em aves de granjas comerciais destinadas ao consumo, o Brasil já percebe os primeiros impactos comerciais. Segundo maior destino das exportações de carne de frango brasileira, o Japão suspendeu temporariamente as compras de produtos oriundos do Espírito Santo e Santa Catarina.

Do total de 2,629 milhões de toneladas exportadas pelo Brasil entre janeiro e junho deste ano, o Japão foi o destino de 219,8 mil toneladas, número 8,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

FONTE/CRÉDITOS: Atual FM

Veja também