O Ministério Público Eleitoral se manifestou favorável ao indeferimento da candidatura do ex-prefeito Ari Parisotto (PL) à Prefeitura de Xavantina. A impugnação da candidatura de Parisotto foi apresentada pela coligação Avança Xavantina, formada por PSDB, MDB, PP e PSD. A alegação é que o ex-prefeito está inelegível por ter tido o atual mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Após a defesa de Ari Parisotto apresentar suas alegações, a Justiça Eleitoral publicará a decisão pelo indeferimento ou não da candidatura. Seja qual for a decisão, caberá recurso ao TRE.
Outras duas representações de impugnação de candidaturas foram apresentadas à Justiça Eleitoral. Uma delas é contra o candidato a vereador pela coligação “Seara pode mais”, Claudemar Marcelo Giombelli, proposta pela Promotoria Eleitoral . A outra representação é do Partido Progressistas de Seara contra a candidata Luciana Barbosa Barrionuevo. A defesa dos candidatos está sendo notificada para a apresentação das contestações.
Não há um prazo para o julgamento das ações, mas estas representações costumam receber prioridade na análise da Justiça Eleitoral devido à proximidade com as eleições.