Verde Vale FM

Santa Catarina

Santa Catarina tem mais de 8 mil raios em 10h e duas mortes

As vítimas foram um homem em Calmon e outro em Campos Novos, ambas cidades do Meio-Oeste catarinense.

Santa Catarina tem mais de 8 mil raios em 10h e duas mortes
Chapecó teve 470 raios em 10 horas — Foto: Reprodução/ND
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Duas pessoas morreram atingidas por descargas elétricas em Santa Catarina nesta segunda-feira (16). As vítimas foram um homem em Calmon e outro em Campos Novos, ambas cidades do Meio-Oeste Catarinense. As autoridades confirmaram que eles foram atingidos por raios enquanto trabalhavam em fazendas.

 
O primeiro caso ocorreu em Calmon, durante uma forte chuva que durou apenas 15 minutos. Um homem estava montado em um cavalo quando foi atingido por um raio. O animal também não resistiu. Os bombeiros foram chamados, mas já encontraram o homem sem vida.
O segundo caso foi em Campos Novos, por volta das 17h30. Um homem de 42 anos foi encontrado morto na Fazenda Santa Clara, na comunidade de Caxambu. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, ele tinha queimaduras nos braços, indicando que sofreu uma descarga elétrica. O local ficou isolado.
 
Esses casos mostram o perigo dos raios, que são fenômenos naturais muito comuns em Santa Catarina. Segundo dados do ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), departamento do INPE, somente nesta terça-feira (17), entre meia-noite e 10h da manhã, foram registrados mais de 8.600 raios em todo o Estado. Chapecó teve 470 raios.
Um vídeo feito por um morador mostra uma descarga elétrica atingindo fios elétricos na rua Marechal Deodoro, no bairro Maria Goretti, em Chapecó. Logo depois, houve um apagão. Até às 11h, mais de 6 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica na regional de Chapecó, segundo a Celesc (Centrais Elétricas de SC).
 

Além dos raios, a região Oeste de Santa Catarina também foi atingida por fortes rajadas de vento que, conforme a Defesa Civil, superaram os 100 km/h. Houve queda de árvores em oito casas. 82 residências tiveram danos e lonas foram distribuídas. Nove escolas estão sem aulas. Em seis horas foram mais de 100 milímetros de chuva. O município estuda decretar emergência.

A previsão é de que a chuva continue até quarta-feira (18), com risco de temporais isolados e granizo. A recomendação é evitar áreas de alagamento e encostas que possam deslizar. Em caso de emergência, acione os bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

O que são raios e como se proteger:

Os raios são descargas elétricas que ocorrem entre as nuvens ou entre as nuvens e a superfície terrestre. Eles podem causar danos materiais e humanos, especialmente em áreas rurais e abertas. Por isso, é importante seguir algumas dicas de segurança para evitar acidentes:

  •  Evite ficar ao ar livre durante tempestades com raios. Procure um abrigo seguro, como uma casa ou um carro fechado.
  •  Não se aproxime de objetos metálicos, como cercas, tratores, antenas ou linhas de energia.
  • Não fique embaixo de árvores isoladas ou em locais altos.
  • Não use aparelhos eletrônicos ligados à tomada ou ao telefone fixo.
  •  Se não houver nenhum abrigo por perto, agache-se no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos.
  • Se estiver na água, saia imediatamente e procure um local seguro.

Os raios são fenômenos impressionantes, mas também perigosos. Por isso, é preciso ter cuidado e respeito pela natureza.

FONTE/CRÉDITOS: NDMais

Veja também