Santa Catarina tem 22 praias e marinas concorrendo ao selo internacional Bandeira Azul, que certifica a preservação ambiental na costa brasileira. O Estado também é destaque na busca pelo selo: das 49 inscrições aprovadas em todo o país, 22 são praias e marinas catarinenses, sendo 17 praias e cinco marinas.
Na temporada passada, 15 praias e quatro marinas de Santa Catarina foram selecionadas. Este ano, o número aumentou, o que, para a coordenação do programa, ressalta a importância de Santa Catarina no cenário nacional da premiação Bandeira Azul. “Santa Catarina tem se destacado ano após ano pela qualidade de suas praias e marinas. A expansão do programa no estado reforça o compromisso com a conservação ambiental e a excelência turística, tornando a região um destino de referência para turistas”, diz Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa.
Critérios avaliados
O júri do Bandeira Azul avalia 38 critérios, incluindo qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, e educação e informação ambiental. As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pelo programa.
Este ano, o júri nacional é composto pelo Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), EMBRATUR, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Anualmente, essas entidades se reúnem para avaliar o cumprimento dos critérios e definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio, que serão submetidas ao Júri Internacional.
O resultado da premiação será divulgado em outubro, com a cerimônia de entrega da Bandeira Azul marcada para o dia 1º de novembro.
Informações NSC