Uma reunião comandada pela Defesa Civil de Seara foi realizada no começo da tarde desta sexta-feira, 21 de março, no auditório da Câmara de Vereadores. O objetivo foi discutir as dificuldades provocadas pela falta de chuva.
A Casan informou que está transportando cerca de 30 cargas de água por dia do rio Engano até a barragem. Se não fosse isso, segundo a Companhia, o racionamento no abastecimento da cidade já teria iniciado.

Já o secretário da Agricultura, Renato Tumelero, destacou que ainda não há levantamento de perdas no interior. Ele informou que três caminhões transportam água diretamente nas propriedades e que cerca de 30 novos pedidos foram registrados somente nos últimos dias.
O agrônomo da Epagri, Élvio Isaías da Silva, explicou que a segunda safra de milho está comprometida e que a falta de chuva também está encarecendo a produção de leite devido ao comprometimento das pastagens. O prefeito Beto Gonçalves também participou da reunião.
Diante dos dados, a Defesa Civil decidiu decretar Situação de Emergência. O objetivo é garantir o atendimento à população e aos plantéis afetados pela estiagem e buscar auxílio nas esferas superiores. O decreto deve ser assinado nos próximos dias.
Comentários: