Verde Vale FM

Brasil

Segundo maior produtor de arroz do Brasil, SC espera colher mais de 1,2 bilhão de toneladas em 2025

Abertura oficial da colheita será na próxima sexta-feira, dia 31, no Sul do estado.

Segundo maior produtor de arroz do Brasil, SC espera colher mais de 1,2 bilhão de toneladas em 2025
oeste mais
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e o campeão em produtividade. Com cerca de 145 mil hectares, a produção neste ano será maior em razão do aumento da produtividade média, que deverá ser de 8,73 toneladas por hectare, 9,85% a mais em relação à safra passada. A Epagri/Cepa estima uma produção de 1,2 bilhão de toneladas para esta safra.

Conforme a analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Eapgri/Cepa, Glaucia Padrão, a safra passada foi marcada por excesso de chuva, baixa luminosidade e excesso de nebulosidade, o que resultou em muitos problemas como doenças, pragas e baixo desempenho produtivo.

Segundo o coordenador do Programa Grãos da Epagri, Douglas de Oliveira, para esta safra a expectativa é que as lavouras se desenvolvam dentro da normalidade, com cultivares de alto potencial produtivo e investimento em tecnologia e melhorias de manejo. “A expectativa é de safra com resultados favoráveis, haja vista as boas condições climáticas que têm permitido um bom desempenho das lavouras”.

Na próxima sexta-feira, dia 31, o município de Turvo, no Sul catarinense, vai sediar a 7ª Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina. O evento será durante o 9º Dia de Campo Dagostin Sementes, na propriedade de Rogério Dagostin, na comunidade de Ponte Alta. Cerca de 2 mil pessoas devem passar pelo local, incluindo autoridades políticas, lideranças e a comunidade.

FONTE/CRÉDITOS: oeste mais

Veja também