Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e o campeão em produtividade. Com cerca de 145 mil hectares, a produção neste ano será maior em razão do aumento da produtividade média, que deverá ser de 8,73 toneladas por hectare, 9,85% a mais em relação à safra passada. A Epagri/Cepa estima uma produção de 1,2 bilhão de toneladas para esta safra.
Conforme a analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Eapgri/Cepa, Glaucia Padrão, a safra passada foi marcada por excesso de chuva, baixa luminosidade e excesso de nebulosidade, o que resultou em muitos problemas como doenças, pragas e baixo desempenho produtivo.
Segundo o coordenador do Programa Grãos da Epagri, Douglas de Oliveira, para esta safra a expectativa é que as lavouras se desenvolvam dentro da normalidade, com cultivares de alto potencial produtivo e investimento em tecnologia e melhorias de manejo. “A expectativa é de safra com resultados favoráveis, haja vista as boas condições climáticas que têm permitido um bom desempenho das lavouras”.
Na próxima sexta-feira, dia 31, o município de Turvo, no Sul catarinense, vai sediar a 7ª Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina. O evento será durante o 9º Dia de Campo Dagostin Sementes, na propriedade de Rogério Dagostin, na comunidade de Ponte Alta. Cerca de 2 mil pessoas devem passar pelo local, incluindo autoridades políticas, lideranças e a comunidade.