SC – Pelo menos seis cidades do litoral de Santa Catarina, incluindo Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema e Tijucas e Biguaçu, decretaram Situação de Emergência devido aos estragos provocados pelas chuvas intensas que atingiram a região na quinta-feira, dia 16.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou um número elevado de ocorrências, com destaque para o resgate de pessoas ilhadas e a desobstrução de vias.
Em Itapema, a situação foi crítica em uma clínica onde 29 idosos ficaram isolados. Uma ambulância particular com um paciente em estado grave também ficou ilhada, necessitando de apoio emergencial para acesso ao hospital. As equipes dos Bombeiros Militares realizaram o resgate, garantindo a segurança dos pacientes.
Em Camboriú, uma gestante em trabalho de parto precisou ser resgatada após ficar ilhada sobre o teto de um veículo. A equipe de segurança agiu rapidamente, realizando o resgate e providenciando o encaminhamento da paciente para atendimento médico, onde conseguiu dar à luz sem nenhuma intercorrência.
Tijucas enfrentou uma situação delicada com o resgate de duas pessoas debilitadas por comorbidades, uma delas cadeirante, que não conseguiram sair de casa devido ao alagamento. Os bombeiros atuaram para garantir a segurança dessas pessoas.
O município de Governador Celso Ramos também sentiu os efeitos das chuvas, que causaram danos ao quartel da corporação na cidade. Para dar suporte ao atendimento na região, bombeiros de municípios vizinhos foram mobilizados. Em uma ação conjunta, as equipes com apoio também do SAMU realizaram o parto de uma gestante de 23 anos que estava com contrações a cada cinco minutos. O bebê nasceu com segurança.
Diante da alta demanda de ocorrências, o Bombeiros Militar também mobilizou equipes extras e esteve realizando o remanejamento de guarnições entre as regiões afetadas para melhor atender à população.