Verde Vale FM

Geral

Turista é atingida por fogos de artifício dentro de apartamento no Litoral catarinense

Saiba mais:

Turista é atingida por fogos de artifício dentro de apartamento no Litoral catarinense
Reprodução
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma turista foi atingida por fogos de artifício durante a virada do ano nesta quarta-feira, dia 1º, dentro de um apartamento em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Bianca Miranda sofreu queimaduras no tórax, onde perdeu a pele, e nas mãos, segundo o marido Victor Frasca. O casal é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

"O que era para ser nosso momento se tornou nossa desgraça. Cena desesperadora. É desesperador ver a sua esposa pegando fogo dentro da tua casa", disse Victor em vídeo publicado nas redes sociais. "Obrigado Deus, por não ter sido fatal, por não ter sido no rosto, por ter protegido farias famílias que estavam ali naquele momento!", escreveu o homem em uma publicação no Instagram.

Os fogos faziam parte da programação de fim de ano do município. O evento pirotécnico aconteceu na beira do mar e, segundo a prefeitura, a montagem foi feita "por brigadistas como determina a legislação". Em nota, o município lamentou o acidente e afirmou que "vai notificar a empresa responsável para que preste todos os esclarecimentos."

Um vídeo que circula nas redes sociais (assista abaixo) mostra o momento em que o homem e mulher, escorados à janela da sala, acompanham a queima de fogos. Enquanto eles vibram pelo novo ano, um artefato explode em Bianca, que corre balançando a roupa, desesperada.

Em choque, ela diz que sente dor, mas que a medicação está ajudando. Porém, afirma estar muito chateada com tudo o que aconteceu. "Jamais esperava que isso ia acontecer dentro de casa", lamenta.

Procurados, os bombeiros disseram que apuram o que ocorreu, mas anteciparam que todos os documentos estavam regulares e que a montagem dos fogos ocorreu dentro da distância de segurança.

Já a Polícia Civil informou que vai instaurar inquérito policial pra apurar os fatos, "especialmente a responsabilidade de quem soltou os fogos que atingiram esse apartamento e causou as lesões", segundo o delegado Osnei de Oliveira.

Prefeitura proíbe fogos

Navegantes tem legislação que proíbe fogos de artifício desde 2020. O artigo 1º da Lei nº 3.470 de 2020 "a venda, o manuseio, a utilização, a queima e soltura de fogos de artifícios com estampidos, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos e efeitos sonoros ou ruídos" são proibidos.

O show pirotécnico, no entanto, utilizava fogos sem ruídos, conforme a prefeitura. "A lei veda a soltura de fogos ruidosos, porém, permite que sejam utilizados fogos com estampido de baixa intensidade (abaixo de 85 decibéis)", relatou a prefeitura ao g1.

FONTE/CRÉDITOS: Oeste Mais

Veja também